Presente de Marianne Peretti

 


Marianne Peretti
Artista nascida em Paris, mãe francesa e pai brasileiro.
Estudos na Ecole des Arts Décoratifs e desenho e pintura na Academie de La Grande Chaumiere em Mbntparnasse.
Ilustrações
de livros e revistas (Revue des Wagons-Lits, Revue Air France etc. )
Exposição individual na Galerie Mirador, Place Vendôme, Paris.
Viagens na Europa.
Em 1956 chega ao Brasil.
Participa de várias Bienais em São Paulo.
Prêmio
para a melhor capa de livro para " As Palavras" de Sartre.
Várias exposições individuais e coletivas em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador, no Brasil, e em Paris, França.
Criação de vitrais, esculturas e relevos para edifícios públicos e residências particulares no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Porto Alegre, e Fortaleza, no Brasil e na França.
A pedido de Oscar Niemeyer realiza vitrais e painéis de vidro transparente monumentais para a Câmara dos Deputados, Senado Federal, Palácio do Jaburú, Capela do Palácio Jaburú, Memorial Juscelino Kubitschek e uma grande escultura de bronze dourado polido de 1 ,8Om de altura para o Teatro Nacional, em Brasília.
No Rio
de Janeiro, grandes vitrais para a sede da Revista Manchete.
Em Turim, Itália, seis grandes vitrais para o Edifício Burgo, arquiteto Oscar Niemeyer .
Em Paris, mural de 48m2 em relevo e vidros de
cor no Boulevard Voltaire, para a Câmara Sindical de Eletricidade .
Atualmente expõe suas esculturas e múltiplos em Recife e São Paulo.
Duas esculturas, grandes pássaros, em fibra de vidro branco, para o Espaço Cultural do Havre, Maison de Ia Culture.
No Rio de Janeiro, mural em baixo relevo, de 1OOm2, para o Museu do Carnaval.
Em Belém do Pará, um grande vitral para o Monumento à Cabanagem.
Exposição no Museu de Arte de São Paulo MASP.

Trabalhos Realizados em Obras
Públicas
no Brasil e no Exterior

Arquiteto: Oscar Niemeyer

Brasil
Distrito Federal Brasília
Câmara dos Deputados. 1 painel de blindex de .13m de comprim~nto no hall. 1977.
Câmara dos Deputados. 1 vitral de 6m x 5,50m de altura no salão nobre. 1977.
Senado Federal. 1 painel de blindex transparente com formas esculturais retidas por parafusos de aço 6 x 5,50m de altura. Salão nobre. 1978. Senado Federal. 1 painel de espelhos bronze e grandes pássaros de vidros brancos leitosos de 15m de comprimento. Grande salão do anexo do Senado. 1978. .
Memorial Juscelino Kubitschek. 1 vitral de 4,50m de diâmetro em cima do túmulo de JK. 1981. Palácio Jaburú. Residência Oficial do Vice- Presidente da República. 1 painel escultura! em blindex transparente de 8m de comprimento para o grande salão. 1976.
Palácio do Jaburú. 1 vitral côncavo para a capela medindo 6 x 2,50m. 1979.
Teatro Nacional de Brasília. 1 escultura de 1,80m de altura sobre pedestal de 0,60m com 840 quilos de bronze dourado polido no hall de entrada. 1980.

Pará
Belém
Monumento à Cabanagem. 1 vitral grande. 1984.

Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Sede da Revista Manchete. Ediffcio Novo. 2 grandes vitrais ovais de 1,50m x 1m. Sala de recepção. 1978.
Museu do Samba. 1 painel de 10Om2 de concreto. Passarela do Samba. Construtora Mendes Junior. 1984. .

França
Le Hâvre
Centro Cultural da Cidade. 2 grandes esculturas de polyester branco com 1 ,8Om de altura, sobre colunas. 1982.

Itália
Turim
Edifício Burgo de Escritórios. 6 grandes vitrais ovais de 1 ,SOm para o hall. 1982.

Trabalhos Realizados em Obras
Públicas
no Brasil e no Exterior

Brasil
Alagoas Maceió
Associação dos Plantadores de Cana. 1 mural de concreto e vidro. 1971.
Imobiliária Atlântica Ltda. 1 vitral. 1978.

Bahia
Salvador
Construtora Viriato Cardoso Ltda. 1 vitral. 1982.
Paraiba
João Pessoa
I.N.P.S. Fachada de concreto pré-moldado com 172m2. Arquiteto: Bernardo Dimenstein. 1971. Campina Grande
I.N.P.S. Fachada interna. 2 murais de concreto e ferro laqueado com 40m2. Arquiteto: Adauto Ferreira Sena. 1972.

Pernambuco Recife
Edifício Marquês do Recife. 1 grande mural de
aço com luzes embutidas com 30m2. Arquiteto: Geraldo Santana. 1968.
Edifício Timoneiro. 1 mural de concreto estrutural com 12m2. Arquiteto: Geraldo Santana. 1968. Fábrica Santista. 5 vitrais. Decoração; arquiteta Janete Costa. 1969.
Banco do Nordeste. 1 escultura de cristal e aço com 2,80m de altura. 1970.
Edifício Colorado. 2 murais de concreto em relevo e epoxi. Arquiteto: Geraldo Santana. 1970. Edifício Lido. 1 mural de concreto e aço em alto relevo. 1970.
Centro Recreativo para Crianças Santos Dumont. 6 esculturas de concreto com 2,80m de altura. 1970.
Edifício Oásis. 1 escultura de concreto e
fiberglass para o pilotis com 1 ,80m de altura. Arquiteto: Glauco Campelo. 1971.
Bandepe. Sala da Presidência. 15 vitrais. Arquiteto; Borsoi. 1972.
Icol. Incorporações e Construções Ltda. 1 vitral Hall entrada do prédio. 1977.
Construtora Leão Ltda. Edifício Baronesa de Itú.
1 painel escultural de blindex com peças de aço e latão com 20m2. 1978.
São Mateus Construção e Indústria Ltda. 1 vitral. 1980.
Amorim Primo. 1 vitral no Hall de entrada. 1982. Edifício Debret. 1 escultura de ferro laqueado. 1982.
Cia. AfIro Industrial de Goiana, Usina Santa Tereza. 1 vitral. 1983.
Imobiliária Junqueira, Boa Vista Center. 1 mural 25m2. 1984.
Xerox do Brasil. 1 painel ferro laqueado e vidro de 2,50m x 180. Hall de entrada. 1984. Arquiteto: Carlos Fernando Pontual.
Itapessoca Agro-lndustrial Ltda. 1 vitral. 1985.

Piauí
Terezina
Palácio do Governo. 10 vitrais. Decoração: Arquiteta Janete Costa. 1969.
Hotel Piauí. 8 vitrais. Arquiteto: Borsoi. 1970. Assembléía Legislativa. 1 escultura de ferro laqueado com 2,35m de altura. Arquiteto: Borsoi. 1985.

Rio Grande do Sul
Porto Alegre
Agência do Banco do Estado de São Paulo. 2 murais de concreto e vidro. Arquiteto Jorge Carvalho. 1969.

Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Edif{cio Vi/Ia Lobos. 1 escultura de ferro laqueado. 1983.

São Paulo
Guarujá
Banco do Estado de São Paulo, Colônia de Férias dos Funcionários. 1 mural de concreto e vídrç, com 40m2. 1970.

França
Paris
Escola Técnica de Eletricidade. Boulevard Voltaire (centro de Paris). 1 mural com 48m2 em vidro e baixo relevo de concreto. Arquiteto: J. Heckly. 1972.
Mural de Concreto. Utilizável de 4 maneiras diferentes para 240 casas. Arquiteto: André Remondet. 1972.

MARIANNE PERETTI
Vitrais murais esculturas
Realizações em Obras Públicas de 1985 até 1997

CATEDRAL DE BRASÍLIA
UM vitral de 2.200m2. De 1987 à 1990, da concepção à realização.
Arquiteto Oscar Niemmeyer

O PANTEÃO DE BRASÍLIA
UM vitral de 340m2, em 1986
Arquiteto Oscar Niemeyer

IGREJA SÃO PEDRO DE ALCÃNTARA (LACO SUL DE BRASíLIA) , 1987. UM vitral de 14m2 com dois grandes anjos.
Arquiteto Camurça

BANCO DO BRASIL -SALÃO DA PRESIDÊNCIA -BRASíLIA, 1986,1987. Um grande pássaro escultura de ferro laqueado.
Um painel de 1 2m2 .
Arquiteto Luiz Lamberti

TV MANCHETE FORTALEZA - CEARÁ. , 1 9 8 7 . Fachada - um vitral redondo.
CHURRASCARIA MARIU'S IPANEMA - RIO DE JANEIRO, 1988. Dois paneis de granito e vidros com 10m de altura.
Arquiteto Raphael Peres

MEMORIAL DA AMÉRlCA LATINA -SÃO PAULO, 1989.
UM painel escultura de vidro transparente (20m2).
Arquiteto Oscar Niemeyer

TEATRO AMADOR - BRASíLIA, 1990.
UM painel escultura de madeira laqueada (8m2).
Arquiteto Oscar Niemeyer

CENTRO EMPRESARIAL DO RECIFE , 1990.
UM painel de marmore travertino em baixo relevo (49m2).
Arquiteto Jerônimo e Pontual

TEATRO MUNICIPAL DE ARARAS - FOYER - ARARAS – SÃO PAULO , 1990. UM painel de ferro (54m2)
Arquiteto Oscar Niemeyer

MAC - MUSEU DE ARTE CONTENPORÂNEA – SÃO PAULO, 1991 Uma escultura de ferro laqueado, (2,3Om x 2m).
PARLAMENTO DA. AMÉRICA LATINA SÃO PAULO, 1991.
Uma escultura de bronze dourado polido, (1m70 x 1mGO).
Arquiteto Oscar Niemeyer .

BANCO DO BRASIL – CENTRO DE TREINAMENTO – BRASÍLIA 1992 . Uma escultura de (18m2), em ferro laqueado.
Arquiteto Oscar Niemeyer

COLÉGIO BOA - RECIFE, 1993. Uma painel de cerâmica de (8Qm2).
Arquiteto Augusto Reynaldo .

EMPRESARIAL CENTER II EM BOA VIAGEM - RECIFE, 1993. Uma escultura de (2m40), para hall de entrada.
Arquiteto Jerônimo e Pontual

HOTEL INTERCONTINENTAL –SÃO PAULO – RIO DE JANEIRO , 1 993 . Oito vitrais para o Atrium (Centro de Convenção).
Arquiteta Janete Costa .

EDIF. VERDE MAR - BOA VIAGEM -RECI FE, 1993. Uma escultura de ferro laqueado.
Arquiteto Alexandre Castro e Silva

FIRST CRISTAL HOME - HALL DE ENTRADA - BOA VIAGEM - RECIFE , 1994 . Uma escultura de ferro laqueado e vidro.
Arquiteto Jerônimo Cunha Lima -

HOTEL MALLORCA – RIO DE JANEIRO – COPACABANA, 1994. Um vitral para o Centro de Convenção (3m2).
Arquiteta Janete Costa

STJ – SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA - BRASÍLIA, 1990, 1994.
Fachada de concreto e vidro, com colunas de (1Qm), de altura, (70Om2).
Arquiteto Oscar Niemeyer

STJ -SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA - BRASÍLIA, 1993,1994. Um vitral escultura (36m2) para a sala do Tribunal Pleno.
Arquiteto Oscar Niemeyer

EDIF. RENATO BEZERRA DE MELO – BOA VIAGEM - RECI FE, 1994; CONSTRUTORA QUEIROZ GALVÃO.. Uma escultura de ferro laqueado para hall de entrada (3m2).
Arquiteto Marcantonio Borsoi

IGREJA N. SRS. DE BOA VIAGEM - RECIFE, 1994, 1995.
Transformação da porta e vitrais e maçanetas.

Arquiteto Jorge Martins

CAPELA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS - BRASÍLIA, 1994 , 1995 .
Um vitral de (4m2 50) e uma cruz iluminada de (1m70) de altura.
Arquiteto Oscar Niemeyer

GRUPONOVE - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO LTDA - RECIFE, 1995
Um vitral de teto (8m2) para recepçao da agencia.
Arquiteto Zamir CaLdas

TRI BUNAL REGIONAL FEDERAL -RECIFE, 1995.
Um teto para Capela.
Arquiteto Carlos Fernando Pontual

EDIF. MARIA QUITERIA – CONSTRUTORA QUEIROZ GALVÃO - RECIFE, 1996. Um painel de (7m2) para o hall de entrada.
Arquiteto Marcantonio Borsoi

UMA PIRÂMIDE DE ( 18m) DE DE LADO – PARA UM HOTEL “5 ESTRELAS” A BEIRA MAR EM NATAL - RN. 1996,1997.
Duas esculturas de madeira de (4m) de altura para o lobby.
Arquiteto Sami Elali


EXPOSIÇÕES EM 1995

EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL NO MAC – MUSEU DE ARTE CONTENPORÂNIA – OLINDA-PE.
EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL NO PAÇO IMPERIAL – RIO DE JANEIRO.


EM PREPARAÇÃO
IGREJA DE PI EDADE -VITRAlS E CRUZ - RECIFE – PE - 1997.
Arquiteta Regina CoeIi Barros

IGREJA N. SRA. DE BOA VIAGEM - RECIFE, 1996,1997.
Continuação,transformação do altar e vitral, iluminação etc...
Arquiteto Jorge Martins

VITRAIS PARA. UMA. CAPELA SEC. XVIII EM VILA DO CONDE - PORTUGAL, 1996. HALL DE ENTRADA. DO EDIF. OJERNICA - PIEDADE - RECI FE, 1997.
UMA ESCULTURA (4m70 de altura), em ferro laqueado.
Arquiteto Jerônimo Cunha Lima

 

 

 

 

 

 

 

Fotos Maria Luiza d´Orey Lacerda Soares

 

 

Colaboração da Ricardo Rodrigues

 

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