Marianne Peretti
Artista nascida em Paris, mãe francesa e pai brasileiro.
Estudos na Ecole des Arts Décoratifs e
desenho e pintura na Academie de La
Grande Chaumiere em Mbntparnasse.
Ilustrações de livros e revistas (Revue des Wagons-Lits,
Revue Air France etc. )
Exposição individual na Galerie Mirador, Place Vendôme, Paris.
Viagens na Europa.
Em 1956 chega ao Brasil.
Participa de várias Bienais em São
Paulo.
Prêmio para a melhor capa de livro para " As Palavras" de Sartre.
Várias exposições individuais e coletivas em São Paulo,
Campinas, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador, no Brasil, e em
Paris, França.
Criação de vitrais, esculturas e relevos para
edifícios públicos e residências particulares no Rio de
Janeiro, São Paulo, Recife, Porto Alegre, e Fortaleza, no Brasil e
na França.
A pedido de Oscar Niemeyer realiza vitrais e painéis de vidro transparente
monumentais para a Câmara dos Deputados, Senado Federal,
Palácio do Jaburú, Capela do
Palácio Jaburú, Memorial Juscelino
Kubitschek e uma grande escultura de bronze dourado polido de 1 ,8Om de altura para o Teatro Nacional, em Brasília.
No Rio de Janeiro, grandes vitrais para a sede da Revista
Manchete.
Em Turim, Itália, seis grandes vitrais para o Edifício Burgo,
arquiteto Oscar Niemeyer .
Em Paris, mural de 48m2 em relevo e vidros de
cor no Boulevard Voltaire, para a Câmara
Sindical de Eletricidade .
Atualmente expõe suas esculturas e múltiplos em Recife e
São Paulo.
Duas esculturas, grandes pássaros, em fibra de vidro branco, para o
Espaço Cultural do Havre, Maison de Ia Culture.
No Rio de Janeiro, mural em baixo relevo, de 1OOm2, para o Museu do Carnaval.
Em Belém do Pará, um grande vitral para o Monumento à
Cabanagem.
Exposição no Museu de Arte de São Paulo MASP.
Trabalhos Realizados em Obras
Públicas no Brasil e no Exterior
Arquiteto: Oscar Niemeyer
Brasil
Distrito Federal Brasília
Câmara dos Deputados. 1 painel de blindex de .13m de comprim~nto no hall. 1977.
Câmara dos Deputados. 1 vitral de 6m x 5,50m
de altura no salão nobre. 1977.
Senado Federal. 1 painel de blindex
transparente com formas esculturais retidas por parafusos de aço 6 x
5,50m de altura. Salão nobre. 1978. Senado Federal. 1 painel de espelhos bronze e grandes pássaros de
vidros brancos leitosos de 15m de comprimento. Grande salão do anexo
do Senado. 1978. .
Memorial Juscelino Kubitschek. 1 vitral de 4,50m
de diâmetro em cima do túmulo de JK. 1981. Palácio Jaburú. Residência Oficial do Vice- Presidente da República. 1
painel escultura! em blindex
transparente de 8m de comprimento para o grande salão. 1976.
Palácio do Jaburú. 1 vitral côncavo para a capela medindo 6 x 2,50m.
1979.
Teatro Nacional de Brasília. 1 escultura de
1,80m de altura sobre pedestal de 0,60m com 840 quilos de bronze dourado
polido no hall de entrada. 1980.
Pará
Belém
Monumento à Cabanagem. 1 vitral grande.
1984.
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Sede da Revista Manchete. Ediffcio Novo. 2 grandes vitrais ovais de 1,50m x 1m. Sala de
recepção. 1978.
Museu do Samba. 1 painel de 10Om2 de concreto.
Passarela do Samba. Construtora Mendes Junior. 1984. .
França
Le Hâvre
Centro Cultural da Cidade. 2 grandes esculturas de
polyester branco com 1 ,8Om de altura, sobre
colunas. 1982.
Itália
Turim
Edifício Burgo de Escritórios. 6
grandes vitrais ovais de 1 ,SOm para o hall.
1982.
Trabalhos Realizados em Obras
Públicas no Brasil e no Exterior
Brasil
Alagoas Maceió
Associação dos Plantadores de Cana. 1
mural de concreto e vidro. 1971.
Imobiliária Atlântica Ltda. 1 vitral. 1978.
Bahia
Salvador
Construtora Viriato Cardoso Ltda. 1 vitral. 1982.
Paraiba
João Pessoa
I.N.P.S. Fachada de concreto pré-moldado
com 172m2. Arquiteto: Bernardo Dimenstein. 1971. Campina Grande
I.N.P.S. Fachada interna. 2
murais de concreto e ferro laqueado com 40m2. Arquiteto: Adauto Ferreira
Sena. 1972.
Pernambuco Recife
Edifício Marquês do Recife. 1 grande
mural de
aço com luzes embutidas com 30m2. Arquiteto: Geraldo Santana. 1968.
Edifício Timoneiro. 1 mural de concreto
estrutural com 12m2. Arquiteto: Geraldo Santana. 1968. Fábrica
Santista. 5 vitrais. Decoração;
arquiteta Janete Costa. 1969.
Banco do Nordeste. 1 escultura de cristal e
aço com 2,80m de altura. 1970.
Edifício Colorado. 2 murais de concreto em
relevo e epoxi. Arquiteto: Geraldo Santana. 1970.
Edifício Lido. 1 mural de concreto e
aço em alto relevo. 1970.
Centro Recreativo para Crianças Santos Dumont. 6
esculturas de concreto com 2,80m de altura. 1970.
Edifício Oásis. 1 escultura de
concreto e
fiberglass para o pilotis com 1 ,80m de altura.
Arquiteto: Glauco Campelo. 1971.
Bandepe. Sala da Presidência. 15 vitrais.
Arquiteto; Borsoi. 1972.
Icol. Incorporações e
Construções Ltda. 1 vitral Hall entrada do prédio.
1977.
Construtora Leão Ltda. Edifício
Baronesa de Itú.
1 painel escultural de blindex
com peças de aço e latão com 20m2. 1978.
São Mateus Construção e Indústria Ltda. 1
vitral. 1980.
Amorim Primo. 1 vitral no Hall de entrada. 1982.
Edifício Debret. 1
escultura de ferro laqueado. 1982.
Cia. AfIro Industrial de Goiana, Usina Santa
Tereza. 1 vitral. 1983.
Imobiliária Junqueira, Boa Vista Center. 1 mural 25m2. 1984.
Xerox do Brasil. 1
painel ferro laqueado e vidro de 2,50m x 180. Hall de entrada. 1984.
Arquiteto: Carlos Fernando Pontual.
Itapessoca Agro-lndustrial
Ltda. 1 vitral. 1985.
Piauí
Terezina
Palácio do Governo. 10 vitrais. Decoração: Arquiteta
Janete Costa. 1969.
Hotel Piauí. 8 vitrais. Arquiteto: Borsoi. 1970. Assembléía
Legislativa. 1 escultura de ferro laqueado com
2,35m de altura. Arquiteto: Borsoi. 1985.
Rio Grande do Sul
Porto Alegre
Agência do Banco do Estado de São Paulo. 2
murais de concreto e vidro. Arquiteto Jorge Carvalho. 1969.
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Edif{cio
Vi/Ia Lobos. 1 escultura de ferro laqueado. 1983.
São Paulo
Guarujá
Banco do Estado de São Paulo, Colônia de Férias dos
Funcionários. 1 mural de concreto e vídrç,
com 40m2. 1970.
França
Paris
Escola Técnica de Eletricidade. Boulevard
Voltaire (centro de Paris). 1 mural com 48m2 em vidro e baixo relevo de
concreto. Arquiteto: J. Heckly. 1972.
Mural de Concreto. Utilizável de 4 maneiras diferentes para 240
casas. Arquiteto: André Remondet. 1972.
MARIANNE
PERETTI
Vitrais murais esculturas
Realizações em Obras
Públicas de 1985 até 1997
CATEDRAL DE
BRASÍLIA
UM vitral de 2.200m2. De 1987 à 1990, da
concepção à realização.
Arquiteto Oscar Niemmeyer
O PANTEÃO DE BRASÍLIA
UM vitral de 340m2, em 1986
Arquiteto Oscar Niemeyer
IGREJA SÃO PEDRO DE ALCÃNTARA (LACO SUL DE BRASíLIA) , 1987. UM
vitral de 14m2 com dois grandes anjos.
Arquiteto Camurça
BANCO DO BRASIL -SALÃO DA PRESIDÊNCIA -BRASíLIA, 1986,1987. Um grande
pássaro escultura de ferro laqueado.
Um painel de 1 2m2 .
Arquiteto Luiz Lamberti
TV MANCHETE FORTALEZA - CEARÁ. , 1 9 8 7 .
Fachada - um vitral redondo.
CHURRASCARIA MARIU'S IPANEMA - RIO DE JANEIRO,
1988. Dois paneis de granito e vidros com 10m de
altura.
Arquiteto Raphael Peres
MEMORIAL DA AMÉRlCA
LATINA -SÃO PAULO, 1989.
UM painel escultura de vidro transparente (20m2).
Arquiteto Oscar Niemeyer
TEATRO AMADOR - BRASíLIA,
1990.
UM painel escultura de madeira laqueada (8m2).
Arquiteto Oscar Niemeyer
CENTRO EMPRESARIAL DO RECIFE , 1990.
UM painel de marmore travertino
em baixo relevo (49m2).
Arquiteto Jerônimo e Pontual
TEATRO MUNICIPAL DE ARARAS - FOYER - ARARAS – SÃO PAULO , 1990. UM painel de ferro (54m2)
Arquiteto Oscar Niemeyer
MAC - MUSEU DE ARTE CONTENPORÂNEA – SÃO PAULO, 1991 Uma
escultura de ferro laqueado, (2,3Om x 2m).
PARLAMENTO DA. AMÉRICA LATINA SÃO PAULO, 1991.
Uma escultura de bronze dourado polido, (1m70 x 1mGO).
Arquiteto Oscar Niemeyer .
BANCO DO BRASIL – CENTRO DE TREINAMENTO – BRASÍLIA 1992 . Uma escultura de (18m2), em ferro laqueado.
Arquiteto Oscar Niemeyer
COLÉGIO BOA - RECIFE, 1993. Uma painel de
cerâmica de (8Qm2).
Arquiteto Augusto Reynaldo .
EMPRESARIAL CENTER II EM
BOA VIAGEM - RECIFE, 1993. Uma escultura de (2m40), para
hall de entrada.
Arquiteto Jerônimo e Pontual
HOTEL INTERCONTINENTAL –SÃO PAULO – RIO DE JANEIRO , 1 993 . Oito vitrais para o Atrium (Centro de Convenção).
Arquiteta Janete Costa .
EDIF. VERDE MAR - BOA VIAGEM -RECI FE, 1993. Uma escultura de ferro
laqueado.
Arquiteto Alexandre Castro e Silva
FIRST CRISTAL HOME - HALL DE ENTRADA - BOA VIAGEM - RECIFE
, 1994 . Uma escultura de ferro laqueado e vidro.
Arquiteto Jerônimo Cunha Lima -
HOTEL MALLORCA – RIO DE JANEIRO – COPACABANA, 1994. Um vitral
para o Centro de Convenção (3m2).
Arquiteta Janete Costa
STJ – SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA - BRASÍLIA, 1990,
1994.
Fachada de concreto e vidro, com colunas de (1Qm), de altura, (70Om2).
Arquiteto Oscar Niemeyer
STJ -SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA -
BRASÍLIA, 1993,1994. Um vitral escultura (36m2) para a sala do
Tribunal Pleno.
Arquiteto Oscar Niemeyer
EDIF. RENATO BEZERRA DE MELO – BOA VIAGEM - RECI FE, 1994;
CONSTRUTORA QUEIROZ GALVÃO.. Uma escultura
de ferro laqueado para hall de entrada (3m2).
Arquiteto Marcantonio Borsoi
IGREJA N. SRS. DE BOA VIAGEM - RECIFE, 1994, 1995.
Transformação da porta e vitrais e maçanetas.
Arquiteto Jorge
Martins
CAPELA DA
CÂMARA DOS DEPUTADOS - BRASÍLIA, 1994 ,
1995 .
Um vitral de (4m2 50) e uma cruz iluminada de (1m70) de altura.
Arquiteto Oscar Niemeyer
GRUPONOVE -
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO LTDA - RECIFE, 1995
Um vitral de teto (8m2) para recepçao da
agencia.
Arquiteto Zamir CaLdas
TRI BUNAL REGIONAL FEDERAL -RECIFE, 1995.
Um teto para Capela.
Arquiteto Carlos Fernando Pontual
EDIF. MARIA QUITERIA
– CONSTRUTORA QUEIROZ GALVÃO - RECIFE, 1996. Um painel de
(7m2) para o hall de entrada.
Arquiteto Marcantonio Borsoi
UMA PIRÂMIDE DE ( 18m) DE DE LADO – PARA UM HOTEL “5 ESTRELAS”
A BEIRA MAR EM NATAL - RN. 1996,1997.
Duas esculturas de madeira de (4m) de altura para o lobby.
Arquiteto Sami Elali
EXPOSIÇÕES EM 1995
EXPOSIÇÃO
INDIVIDUAL NO MAC – MUSEU DE ARTE CONTENPORÂNIA –
OLINDA-PE.
EXPOSIÇÃO
INDIVIDUAL NO PAÇO IMPERIAL – RIO DE JANEIRO.
EM PREPARAÇÃO
IGREJA DE PI EDADE -VITRAlS E CRUZ - RECIFE
– PE - 1997.
Arquiteta Regina CoeIi
Barros
IGREJA N. SRA. DE BOA VIAGEM - RECIFE, 1996,1997.
Continuação,transformação
do altar e vitral, iluminação etc...
Arquiteto Jorge Martins
VITRAIS PARA. UMA. CAPELA SEC. XVIII EM VILA DO CONDE -
PORTUGAL, 1996. HALL DE ENTRADA. DO EDIF. OJERNICA - PIEDADE - RECI FE,
1997.
UMA ESCULTURA (4m70 de altura), em ferro laqueado.
Arquiteto Jerônimo Cunha Lima
Fotos Maria Luiza d´Orey Lacerda Soares
Colaboração da
Ricardo Rodrigues
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