Artistas Plasticos

Nikko Kali

NikkoKali

Pintura a Oleo 2019

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NikkoKali

Pintura a Oleo 2019

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Pintura a Oleo 2019

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Nikko Kali

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Pintura a Oleo 2019

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Pintura a Oleo 2019

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NikkoKali

Pintura a Oleo 2019

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Arcangelo Ianelli

Arcangelo Ianelli

Pintura a Oleo 1971

Arcangelo Ianelli foi um pintor, escultor, ilustrador e desenhista brasileiro, natural da cidade de São Paulo, que fez parte do Grupo Guanabara, do qual foram integrantes ainda Manabu Mabe, Yoshiya Takaoka e Tikashi Fukushima. Seu irmão, Tomás Ianelli, também foi pintor.

Walter Lewy

Pintura a Oleo 2019

Walter Lewy (Bad Oldesloe, 1905 - São Paulo, 1995) foi pintor, gravador, ilustrador, paisagista, desenhista e publicitário brasileiro, nascido na Alemanha..


Lydia Okumura

Lydia Okumura

Pintura a Oleo

Lydia Okumura (Osvaldo Cruz SP 1948). Pintora, escultora e artista intermídia. Com 13 anos de idade, participa da produção artesanal de um estúdio de cerâmica. Cursa artes plásticas, entre 1970 e 1973, na Fundação Armando Alvares Penteado - Faap, em São Paulo. Continua a trabalhar com cerâmica até que, influenciada por João Rossi (1923 - 2000), se interessa pela pintura abstrata e pelo desenho. Na década de 1970 pesquisa xilogravura, litografia e serigrafia e dedica-se à assemblage e utiliza sucata industrial em seus trabalhos





Lydia Okumura

Pintura a Oleo

Com 13 anos de idade, participa da produção artesanal de um estúdio de cerâmica. Cursa artes plásticas, entre 1970 e 1973, na Fundação Armando Alvares Penteado - Faap, em São Paulo. Continua a trabalhar com cerâmica até que, influenciada por João Rossi (1923 - 2000), se interessa pela pintura abstrata e pelo desenho. Na década de 1970 pesquisa xilogravura, litografia e serigrafia e dedica-se à assemblage e utiliza sucata industrial em seus trabalhos. Em 1971 passa a trabalhar com Francisco Iñarra (1947) e Genilson Soares (1940), com quem participa, em 1973, da 12ª Bienal Internacional de São Paulo.

Samico

Pedro Leitão

Pintura a Oleo

Pintor Pedro Leitão. O pintor Pedro Leitão nasceu em Lisboa em 1922, cidade onde viveu na sua casa/atelier no bairro da Lapa, rodeado de obras de arte e de um jardim.

Samico

Pintura a Oleo

Gilvan José Meira Lins Samico (Recife, Pernambuco, 1928 - idem 2013). Gravador, pintor, desenhista, professor. Em 1952, Gilvan Samico funda, juntamente com outros artistas, o Ateliê Coletivo da Sociedade de Arte Moderna do Recife (SAMR), idealizado pelo gravador Abelardo da Hora.

Lydia Okumura

Oscar Niemeyer

Foi um arquiteto brasileiro moderno e contemporâneo. Além de arquiteto renomado, ele fez esculturas, mobiliários, gravuras, desenhos e ainda escreveu livros. É muito conhecido pelas obras que realizou em Brasília: o Palácio da Alvorada, o Congresso Nacional do Brasil, o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal, o Panteão da Liberdade, a Catedral de Brasília e o Complexo Cultural da República João Herculino e a maravilhosa escultura de Paris.






Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer

Manabu Mane

Pintura a Oleo

Manabu Mabe (1924-1997) foi um pintor, gravador e ilustrador japonês, naturalizado brasileiro. Foi um dos pioneiros da pintura abstrata no Brasil.Manabu Mabe (1924-1997) nasceu em Kumamoto, Japão, no dia 14 de setembro de 1924. Em 1934, seu pai, mãe e sete irmãos emigraram para o Brasil para trabalhar na lavoura de café, fixando residência na cidade de Lins, no interior de São Paulo. Ainda criança, Manabu começou a pintar o retrato das paisagens locais..

Joana Vasconselos

Pintura a Oleo

Joana Vasconcelos nasceu em 1971. A natureza do processo criativo de Joana Vasconcelos assenta na apropriação, descontextualização e subversão de objetos pré-existentes e realidades do quotidiano. Esculturas e instalações, reveladoras de um agudo sentido de escala e domínio da cor, assim como o recurso à performance e aos registos vídeo ou fotográfico, colaboram na materialização de conceitos desafiadores das rotinas programadas do quotidiano.

JR Duran

Fotografia

O fotógrafo a Josep Ruaix Duran nasceu na Espanha, Barcelona, no dia 22 de julho de 1952, mas tem nacionalidade brasileira e é mais conhecido como J.R. Duran. No ano de 1970, ele desembarcou no Brasil e montou um estúdio na cidade de São Paulo. Porém, foi no ano de 1979 que passou a se dedicar ao segmento de fotos de moda, que o tornou consagrado como um dos maiores fotógrafos brasileiros. As primeiras revistas de moda brasileira a contar com fotos de J.R. Duran foram: Vogue e Elle, edição nacional. Além de fazer fotos de moda, o fotógrafo também passou a receber convites para fazer fotos publicitárias para agências de sucesso da época, como a DPZ, Thompson, McCann e Talent.

Samico

Leonilson

Pintura a Oleo

Pintor A obra de José Leonilson Bezerra Dias inclui pinturas, desenhos, bordados e algumas esculturas e instalações. Para a crítica Lisette Lagnado, o artista foi movido pela necessidade de registrar sua subjetividade. Assim suas peças são construídas como cartas para um diário íntimo. .

Samico

Paula Rego

Pintura a Oleo

Paula Rego é um dos nomes de maior destaque na arte europeia. Nascida em Portugal em 1935, estudou na Slade School of Fine Art, em Londres. Foi a primeira Artista Associada da National Gallery e recebeu o título de Doutora honoris causa pelas universidades de St. Andrews, East Anglia, Rhode Island School of Design, The London Institute, Oxford, Roehampton e Cambridge. .

Tomie Ohtake

Pintura a Oleo

Tomie Ohtake OMC (Kyoto, 21 de novembro de 1913 — São Paulo, 12 de fevereiro de 2015) foi uma artista plástica japonesa naturalizada[1] brasileira. Tomie Ohtake é uma das principais representantes do abstracionismo informal. Sua obra abrange pinturas, gravuras e esculturas. Foi premiada no Salão Nacional de Arte Moderna, em 1960; e em 1988, foi agraciada com a Ordem de Rio Branco pela escultura pública comemorativa dos oitenta anos da imigração japonesa no Brasil, em São Paulo.

Tomie Ohtake

Pintura a Oleo

Pela sua carreira consagrada, Tomie Ohtake é considerada a “dama das artes plásticas brasileira”.[3] Artistas como Tomie Ohtake, Tikashi Fukushima, Manabu Mabe e outros são reconhecidos abstracionistas, representativos do Brasil, que contam com muitos apoiadores.[4] Tomie Ohtake é a mãe do arquiteto Ruy Ohtake[5] e Ricardo Ohtake, diretor do Instituto Tomie Ohtake.

Samico

Tomie Ohtake

Pintura a Oleo

Tomie Ohtake foi uma artista plástica japonesa naturalizada brasileira. Tomie Ohtake é uma das principais representantes do abstracionismo informal. Sua obra abrange pinturas, gravuras e esculturas. .

Carybe

Pintura a Oleo

Hector Julio Páride Bernabó, conhecido pelo nome artístico Carybé, foi um pintor, gravador, desenhista, ilustrador, ceramista, escultor, muralista, pesquisador, historiador e jornalista argentino, brasileiro naturalizado e residente no Brasil desde 1949 até sua morte. No dia 7 de fevereiro de 1911, nasce em Lanús, província de Buenos Aires, Hector Julio Paride Bernabó, que viria a se tornar conhecido como Carybé. Veio ao mundo no dia 7, mas este só foi informado oficialmente da chegada no dia 9, data que consta no seu registro. Talvez em virtude dos dois aniversários por ano tenha nascido sua índole festeira.

Tomie Ohtake

Pintura a Oleo

Robert Delaunay foi um artista francês que, com sua esposa Sonia Delaunay e outros, co-fundou o movimento de arte Orfismo, conhecido por seu uso de cores fortes e formas geométricas. Seus trabalhos posteriores foram mais abstratos.

Samico

JACQUES DAMASE EDITEUR PARIS

Pintura em tecido

Sonia Delaunay (1885-1979) PINTORA francesa de origem russa, Sara Stern nasceu em Gradizhsk (Ucrânia), em 1885. Sonia realizou em 1911 as primeiras obras abstractas, sendo considerada uma das mais representativas artistas desta corrente. .

Salavador Dali

Salvador Dalí (1904-1989) foi um pintor espanhol que se destacou por suas composições insólitas e desconexas. Com seu bigode sinuoso e com disposição para escandalizar foi um grande representante da "Estética Surrealista".

Tomie Ohtake

Pintura a Oleo

Jean Tinguely (Friburgo, 1925 - Friburgo, 1991) foi um escultor suíço. Foi um dos fundadores do Nouveau réalisme (Novo Realismo), um movimento artístico que elege os materiais e elementos derivados da realidade cotidiana, como os desperdícios da sociedade de consumo, transformando-os em obras de arte.19 de nov. de 2012

Burle Marx

Pintura a Oleo

Roberto Burle Marx foi um artista plástico brasileiro, renomado internacionalmente ao exercer a profissão de paisagista. Além de paisagista, era pintor, desenhista, designer, escultor e cantor. É o responsável por ter introduzido o paisagismo modernista no Brasil. Foi um dos primeiros paisagistas a utilizar plantas nativas brasileiras em seus projetos. Seu trabalho teve uma grande influência mundialmente no design de jardins tropicais no século XX, sendo que jardins aquáticos foram um tema popular em suas obras.[1]

Samico

ANTONIO DE MEDGYESY

Pintura a Oleo

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ANTONIO DE MEDGYESY

Cartaz de Exposição 1951 -
Copacabana Palace

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Vol´pi

Pintura a Oleo

Alfredo Volpi (1896-1988) foi um pintor ítalo-brasileiro. Foi considerado um dos mais destacados pintores da Segunda Geração da Arte Moderna Brasileira. Suas pinturas são caracterizadas por casarios e bandeirinhas coloridas.

Ester Grinspum

Pintura a Oleo

Ester Grinspum (Recife, Pernambuco, 1955). Desenhista, escultora, gravadora, pintora e ilustradora. Estuda com Luiz Paulo Baravelli (1942) e Marcello Nitsche (1942) no Instituto de Arte e Decoração - Iade. Estuda na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), entre 1973 e 1977.


Dorian Gray

Pintura a Oleo

Dorian Gray (Natal, Rio Grande do Norte, 1930). Desenhista, escultor, ceramista, tapeceiro, poeta e ensaísta. Ao lado de Newton Navarro (1928), é um dos artistas que contribui para a modernização das artes plásticas em seu Estado .

Dorian Gray Caldas

Pintura a Óleo

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Samico

Samico

1993 Xilogravura

Gilvan José Meira Lins Samico (Recife, 15 de junho de 1928 – Recife, 25 de novembro de 2013) foi um gravurista, desenhista, pintor e professor brasileiro. É considerado por muitos críticos o maior expoente da xilogravura brasileira.

Samico

Xilogravura

Samico iniciou-se na pintura como autodidata, influenciado pelo expressionismo de artistas como Oswaldo Goeldi e Lívio Abramo, mas atualmente é conhecido por suas meticulosas xilogravuras, inspiradas na temática e estilo da gravura popular do nordeste do Brasil.


Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral foi uma pintora, desenhista e tradutora brasileira e uma das figuras centrais da pintura e da primeira fase do movimento modernista no Brasil, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas. .

Max Bill

1975

Max Bill foi um designer gráfico, designer de produto, arquiteto, pintor, escultor, professor e teórico do design, cuja obra o coloca entre os mais importantes e influentes designers do século XX e do século atual, tendo como principal o concretismo..

Arthur Luiz Piza

Gravura em metal, goiva, c.i.d.

Arthur Luiz Piza (São Paulo SP 1928). Gravador, desenhista e escultor. Inicia a formação artística em 1943, estudando pintura e afresco com Antonio Gomide (1895 - 1967). Após participar da 1ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1951, viaja para a Europa e passa a residir em Paris. Freqüenta o ateliê de Johnny Friedlaender (1912 - 1992) e aperfeiçoa-se nas técnicas de gravura em metal, água-forte, talho-doce, água-tinta e ponta-seca.

Arthur Luiz Piza

Gravura em metal, goiva, c.i.d.

Em 1953, participa da 2ª Bienal Internacional de São Paulo e obtém o prêmio aquisição. Na 5ª Bienal, em 1959, é contemplado com o grande prêmio nacional de gravura. Nesse período, começa a fazer relevos, picotando suas aquarelas e aproveitando os fragmentos em colagens sobre tela, papel, cobre e madeira. Posteriormente cria relevos de metal sobre sisal, e produz peças tridimensionais em grande escala e trabalhos em porcelana e ourivesaria.

Arthur Luiz Piza

Gravura em metal, goiva, c.i.d.

Realiza ilustrações para diversos livros, de tiragens reduzidas. No fim dos anos 1980, cria um mural tridimensional para o Centro Cultural da França, em Damasco, Síria. Em 2002, são apresentadas na Pinacoteca do Estado de São Paulo - Pesp, e no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli - Margs, em Porto Alegre, duas amplas retrospectivas de sua obra.

Arthur Luiz Piza

Gravura em metal, goiva, c.i.d.


Arthur Luiz Piza

Pintura a Oleo

Gradualmente ocorre em suas obras maior preocupação construtiva, com a geometrização dos elementos. Piza introduz na gravura uma nova forma de trabalho: passa a esculpir na placa de metal formas geométricas, arredondadas, retangulares ou triangulares, com a utilização de buril, diferentes goivas, prego e martelo. As gravuras geradas exploram a transição entre as áreas de diferentes profundidades e também o jogo criado com a luz..

Arthur Luiz Piza

Piza percebe então que é possível traduzir esse procedimento para a pintura. Em 1959, passa a fazer relevos picotando algumas aquarelas feitas na época e aproveitando os pequenos fragmentos para realizar colagens sobre papel ou tela, à maneira de mosaicos, que, por vezes, são recobertos com camadas de tinta. Segundo o artista, o material é organizado com base na procura do ritmo próprio de cada composição, independentemente das outras já prontas.

Como aponta a estudiosa Stella Teixeira de Barros, em sua produção a cor insinua-se cada vez mais, assim como o ritmo das partículas em relevo. As formas tendem a se aglomerar em tramas mais saturadas. Para o crítico Paulo Sérgio Duarte, há nesses relevos uma vontade de ordem que não se concretiza. Embora contenham algo que remete à seriação e à repetição, as pequenas partículas, sutilmente irregulares, combinam-se e convivem com liberdade de direções, às vezes quase caótica.

Na série Capachos, 1979, a tendência do artista em ocupar o espaço torna-se mais visível. Os trabalhos são compostos de triângulos acoplados em alfinetes de metal sobre pedaços de sisal. Como aponta o crítico Tiago Mesquita, nessas obras o que antes sugeria volume e fluxo transforma-se em tridimensionalidade. Em 1986, Piza desenvolve um mural para o Centro Cultural da França, em Damasco, com uma poética próxima àquela apresentada nas obras da série.

Arthur Luiz Piza

Gravura em metal, goiva, c.i.d.

A série Corte e Recorte , 1984/1985 é realizada com base em incisões profundas em folhas de papel. Em alguns desses trabalhos, a cor amplia a percepção dos volumes. Em outros, como aponta Barros, a preservação do branco do papel faz com que a obra atinja o ápice da luminosidade modulada e cambiante. É possível ainda perceber na matéria as marcas do gesto do artista, em processo similar ao da gravura.